Tags /
dicas, estratégia, moda, crianças, vendas, venda online, Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, com fácil usabilidade e super útil para aumentar a audiência de lojas físicas. Porém, muitos lojistas ainda não têm conhecimento de como essa plataforma pode ajudar a ampliar o tráfego de clientes. Então, confira a matéria que o Grupo Livy preparou sobre as formas que o Google Meu Negócio atua no seu estabelecimento.
1 - Destacar sua loja no Google
O Google é uma das principais plataformas utilizadas para pesquisa de diversos assuntos, inclusive de lojas, sejam elas físicas ou virtuais. Imagine a seguinte situação: você tem uma loja de roupas infantis no bairro X. No momento em que um consumidor pesquisar por “loja de roupas infantis bairro X”, o ideal é que seu estabelecimento apareça entre as primeiras opções. É isso que o Google Meu Negócio faz. Ele seleciona os comércios mais próximos da localidade que o pesquisador procura, adicionando sua loja ao raio de interesse do cliente. Assim, você atinge o cliente certo na área ideal.
2 - Reconhecer e aumentar sua presença no mercado
Ao cadastrar sua loja na plataforma, você aparece ao lado de outros concorrentes na página de pesquisa, ou seja, vocês são apresentados em um mesmo patamar. A partir daí, depende de você alimentar seu perfil com informações suficientes para que ele seja o mais atrativo para o consumidor. De qualquer forma, é certo que ter seu estabelecimento apresentado no momento da pesquisa reafirma e estabelece a presença do seu negócio no mercado, ampliando seu público.
3 - Criar uma conexão digital com os clientes
Algumas das ferramentas que o Google Meu Negócio oferece são as de “Avaliações do negócio”, “Comentários” e “Perguntas e Respostas”. Através delas, você pode saber o que seus consumidores estão dizendo e suas principais dúvidas, que podem ajudar a observar possíveis informações insuficientes do seu perfil.
Ao respondê-los de forma ativa e eficiente, você cria uma conexão com seus clientes, na qual você recebe os feedbacks necessários e eles se sentem ouvidos. Essa troca ajuda a fidelizar os clientes que já conhecem e atrai novos consumidores, que enxergam ali um negócio que se importa com seu público.
4 - Mensurar resultados de forma concreta
O Google Meu Negócio permite analisar todos os resultados da exposição do seu negócio. Depois de certo período de uso, você pode verificar qual o público-alvo que procura sua loja, quantos cliques foram registrados no seu site, quantas rotas foram calculadas para chegar em seu estabelecimento, quantas vezes seus clientes ligaram pelo número registrado no perfil, entre muitos outros dados.
Dicas para otimizar a busca pela sua loja
Ter uma conta completa e estruturada
Isso traz credibilidade e confiança para o cliente que procura seu negócio. Um perfil com informações úteis e completas atrai mais interessados e demonstra mais profissionalismo por parte do estabelecimento. Por isso, atente-se a sempre manter os dados sobre o seu negócio atualizados e garanta que o consumidor consiga extrair o máximo possível de informações do que você adiciona na plataforma. Uma ótima dica também, é adicionar fotos da sua loja, que ajuda na credibilidade do seu negócio.
Estar presente na interação com os clientes
Aproveite os espaços de contato com o cliente para manter esse canal de comunicação ativo e atuante. Responda todas as dúvidas o mais rápido possível e tente resolver os problemas apresentados de forma empática e humanizada, fortalecendo assim o laço com seu consumidor.
Mantenha as informações atualizadas
Imagine que você está buscando um negócio, resolve visitá-lo durante o horário de atendimento registrado no Google Meu Negócio e, ao chegar lá, o estabelecimento está fechado. Ninguém se sente satisfeito em uma situação dessa, certo? Inclusive, a probabilidade de esse cliente não voltar e procurar o concorrente é muito grande. Por isso, de tempos em tempos, confira as informações apresentadas em seu perfil para evitar vendas perdidas.
Gostou das dicas? Acompanhe a @livy.oficial no Instagram e no Facebook e fique ligado nas próximas postagens do blog com mais informações úteis para você, lojista!