Livy utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Dicas para lojistas, Dicas de Vendas

Dicas de como vender produtos parados em estoque

31 de março de 2021

Banner Dicas de como vender produtos parados em estoque

A Coleção de Inverno 2021 do Grupo Livy chegou com muitas novidades e, com a vinda das novas peças, o acúmulo de produtos parados no estoque faz parte da realidade de muitos lojistas. As novidades chamam mais atenção, e as peças que você já tinha armazenadas acabam sendo deixadas de lado e permanecendo ainda mais tempo na prateleira pegando poeira.

Para te ajudar com essa situação e vender o máximo de peças possível, o Grupo Livy traz algumas dicas para movimentar seu estoque. Confira:

 

1 - Gestão de estoque

Gerir bem o armazenamento das peças é essencial para garantir a organização e o controle sobre o fluxo de produtos. 

  • - Fazer um inventário é uma ótima opção para saber exatamente qual a situação do seu estoque. Liste todas peças e observe alguns pontos como: a quantidade total de peças, o que vende mais, o que vende menos, o que está em falta, o que vai sobrar, entre outros. É importante ser muito minucioso para garantir a contagem e a listagem correta dos produtos. Para facilitar, você pode categorizar as peças. Isso pode acelerar seu trabalho.

  • - O ciclo econômico da sua loja é um bom indicativo sobre como estão suas vendas. Ele mostra quanto tempo um produto fica na loja, da chegada no estoque até o momento da venda. Esse dado é muito importante e pode acender um alerta sobre qual peça tende a ficar parada por mais tempo no estoque. 

Mantenha essas informações sempre atualizadas para garantir uma boa administração do seu armazenamento. 


 

2 - Promoções/liquidações

 As liquidações são estratégias muito efetivas para se livrar de peças paradas no estoque e garantir seu lucro. 

  • - Ofereça bons descontos em relação ao preço original, mas faça as contas para não ficar no prejuízo. 

  • - Também é importante determinar um prazo final para a promoção, que não seja muito distante, gerando nos seus clientes a sensação de urgência para comprar.

  • - Divulgue amplamente essa ação nas redes sociais da sua loja. O e-mail marketing e o banner no site da loja, caso você possua, também são ótimos aliados para ajudar a espalhar a liquidação. Também é legal oferecer para os seus seguidores um desconto extra para quem apresentar algum elemento postado nas redes, como nos stories. Ex: “Apresente esses stories na loja e garanta mais 10% de desconto em qualquer peça da promoção”. 

 


 

3 - Exposição estratégica dos produtos na loja

A forma de exposição dos produtos na sua loja influencia diretamente na escolha de seus clientes. Por isso, ao organizar a disposição das peças, você deve se atentar às posições estratégicas que favorecem a venda do seu produto. 

  • - As vitrines e entradas da loja são pontos extremamente estratégicos. Essas são as áreas de transição entre a calçada e o seu comércio, onde o cliente vê se aquilo o interessa e decide se continua ou não. Portanto, invista em elementos chamativos e na boa exposição das peças.

  • - Outro ponto que capta a atenção dos clientes é a área dos caixas. Quem nunca olhou ou até comprou algum produto exposto ao redor dos caixas enquanto esperava na fila? Essa é uma ótima estratégia para vender peças pequenas, como acessórios.


 

4 - Entenda os motivos da mercadoria estar parada

Para conseguir resolver seus problemas de estoque, você deve ir até a raiz do problema e entender o motivo de isso estar acontecendo.

  • - Analise o mercado e o seu consumidor. Será que os produtos adquiridos correspondem às necessidades do seu cliente e às novidades do mercado?

  • - Busque entender o que está em alta, o que as pessoas estão buscando e quem são os consumidores que compram com você. Ao atender um cliente, preste atenção no que ele busca. Isso vai te ajudar a não acumular mais peças que fogem do seu público-alvo em seu estoque.

 

 


 

5 - Crie combos entre produtos

Outra estratégia que pode te ajudar a vender os produtos sem rotatividade é o oferecimento de combos no momento da compra, por exemplo: ao comprar um conjunto da nova coleção, você ganha 50% de desconto nas camisetas da coleção passada. Esse tipo de oferta desperta o desejo de compra do consumidor, que será deduzido pela oportunidade de levar mais por menos. Mas lembre-se: calcule bem os descontos para não sair no prejuízo.


 

Gostou das dicas? Acompanhe a @livy.oficial no Instagram e no Facebook e fique ligado nas próximas postagens do blog com mais informações úteis para você, lojista. 

 

Você Também Deve Gostar