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A Coleção de Inverno 2021 do Grupo Livy chegou com muitas novidades e, com a vinda das novas peças, o acúmulo de produtos parados no estoque faz parte da realidade de muitos lojistas. As novidades chamam mais atenção, e as peças que você já tinha armazenadas acabam sendo deixadas de lado e permanecendo ainda mais tempo na prateleira pegando poeira.
Para te ajudar com essa situação e vender o máximo de peças possível, o Grupo Livy traz algumas dicas para movimentar seu estoque. Confira:
1 - Gestão de estoque
Gerir bem o armazenamento das peças é essencial para garantir a organização e o controle sobre o fluxo de produtos.
- Fazer um inventário é uma ótima opção para saber exatamente qual a situação do seu estoque. Liste todas peças e observe alguns pontos como: a quantidade total de peças, o que vende mais, o que vende menos, o que está em falta, o que vai sobrar, entre outros. É importante ser muito minucioso para garantir a contagem e a listagem correta dos produtos. Para facilitar, você pode categorizar as peças. Isso pode acelerar seu trabalho.
- O ciclo econômico da sua loja é um bom indicativo sobre como estão suas vendas. Ele mostra quanto tempo um produto fica na loja, da chegada no estoque até o momento da venda. Esse dado é muito importante e pode acender um alerta sobre qual peça tende a ficar parada por mais tempo no estoque.
Mantenha essas informações sempre atualizadas para garantir uma boa administração do seu armazenamento.
2 - Promoções/liquidações
As liquidações são estratégias muito efetivas para se livrar de peças paradas no estoque e garantir seu lucro.
- Ofereça bons descontos em relação ao preço original, mas faça as contas para não ficar no prejuízo.
- Também é importante determinar um prazo final para a promoção, que não seja muito distante, gerando nos seus clientes a sensação de urgência para comprar.
- Divulgue amplamente essa ação nas redes sociais da sua loja. O e-mail marketing e o banner no site da loja, caso você possua, também são ótimos aliados para ajudar a espalhar a liquidação. Também é legal oferecer para os seus seguidores um desconto extra para quem apresentar algum elemento postado nas redes, como nos stories. Ex: “Apresente esses stories na loja e garanta mais 10% de desconto em qualquer peça da promoção”.
3 - Exposição estratégica dos produtos na loja
A forma de exposição dos produtos na sua loja influencia diretamente na escolha de seus clientes. Por isso, ao organizar a disposição das peças, você deve se atentar às posições estratégicas que favorecem a venda do seu produto.
- As vitrines e entradas da loja são pontos extremamente estratégicos. Essas são as áreas de transição entre a calçada e o seu comércio, onde o cliente vê se aquilo o interessa e decide se continua ou não. Portanto, invista em elementos chamativos e na boa exposição das peças.
- Outro ponto que capta a atenção dos clientes é a área dos caixas. Quem nunca olhou ou até comprou algum produto exposto ao redor dos caixas enquanto esperava na fila? Essa é uma ótima estratégia para vender peças pequenas, como acessórios.
4 - Entenda os motivos da mercadoria estar parada
Para conseguir resolver seus problemas de estoque, você deve ir até a raiz do problema e entender o motivo de isso estar acontecendo.
- Analise o mercado e o seu consumidor. Será que os produtos adquiridos correspondem às necessidades do seu cliente e às novidades do mercado?
- Busque entender o que está em alta, o que as pessoas estão buscando e quem são os consumidores que compram com você. Ao atender um cliente, preste atenção no que ele busca. Isso vai te ajudar a não acumular mais peças que fogem do seu público-alvo em seu estoque.
5 - Crie combos entre produtos
Outra estratégia que pode te ajudar a vender os produtos sem rotatividade é o oferecimento de combos no momento da compra, por exemplo: ao comprar um conjunto da nova coleção, você ganha 50% de desconto nas camisetas da coleção passada. Esse tipo de oferta desperta o desejo de compra do consumidor, que será deduzido pela oportunidade de levar mais por menos. Mas lembre-se: calcule bem os descontos para não sair no prejuízo.
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