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Produzir conteúdos relevantes para as redes sociais e conectar o público com seu produto é sempre um desafio. Por isso, cada vez mais as marcas estão investindo em parcerias com influenciadores digitais regionais. Neste post vamos abordar a importância desta estratégia de marketing e o que levar em consideração para contratar esta experiência.
Aplicar verba em propaganda digital é essencial, mesmo para as pequenas lojas e empresas. A crescente concorrência nas plataformas online faz com que o público tenha diferentes opções de escolha na hora da compra. Quem ganha primeiro a confiança dos seus seguidores, sai sempre na frente no mundo dos negócios.
Hoje em dia, os influenciadores são um investimento de marketing certeiro e necessário, pois atingem parte do público que não seria alcançado sem um intermediário. De acordo com uma pesquisa da Statista Global Consumer Survey, o Brasil é o país mais impactado por influenciadores digitais no mundo. Outro estudo da Opinion Box afirma que:
- 67% dos usuários do Instagram, no Brasil, seguem algum influenciador digital;
- 55% dos entrevistados disseram já ter comprado algo indicado ou utilizado por um influenciador digital;
- 18,5% afirmam que já foram influenciados por celebridades durante a decisão de compra;
- 82% dos brasileiros seguem marcas no Instagram;
- 47% interagem com posts de empresas e marcas.
O que são influenciadores digitais?
São pessoas que possuem perfis nas redes sociais com uma grande quantidade de seguidores e que exercem credibilidade em determinado público. Eles possuem uma comunidade fiel e engajada, influenciam o comportamento, criam tendência, servem como fonte de inspiração e informação.
É comprovado que há maior conversão de venda quando algum produto é testado e aprovado por uma pessoa de confiança. É aí que entram os influenciadores. Com uma marca de roupa, por exemplo, os perfis famosos divulgam os benefícios da peça como: cores, caimento, conforto, estilo, possíveis combinações, formas e ocasiões para usar.
Qual a importância dos influenciadores regionais?
Além de ser um investimento menor, influenciadores regionais são mais certeiros pois conhecem os comportamentos e hábitos do cliente. Eles falam diretamente com o público, que é menor e mais específico. Criam identidade, proximidade e conexão com os seguidores.
Não é somente propaganda, é um diálogo e uma ponte com a comunidade.
Os influenciadores digitais regionais são uma mídia especializada com resultados concretos para o nicho de mercado que você está inserido. Conectam marcas com público que já tem familiaridade e reconhecimento, tendo facilidade para assimilar as demandas do consumo local porque possuem conhecimento sobre a região.
Conforme uma análise da MightyScout, mais de 80% dos consumidores estão mais abertos para seguir indicações de influenciadores digitais do que de grandes perfis ou celebridades porque sentem muito mais proximidade com esta realidade.
O que levar em consideração para contratá-los?
Ao decidir que você quer investir em um perfil, é importante fazer uma pesquisa de mercado e verificar os indicadores do influenciador. Peça um “mídia kit” - um documento disponibilizado com números de alcance, engajamento, visualizações e público alvo.
Pense em qual rede social estão seus seguidores (Instagram, Tik Tok, blog, YouTube, etc.) e encontre perfis de influência mais adequados para distribuir suas campanhas. Lembre-se que os influenciadores serão uma vitrine do seu negócio, poderão verificar o comportamento do mercado e dos consumidores para aumentar a relevância da marca.
Muitas vezes um influenciador regional, também conhecido como microinfluenciador, já é um cliente do seu serviço. Esteja atento para perfis que usam e recomendam seu produto para fazer propostas de negócio, sendo possível muitas vezes realizar permutas e ter um bom resultado de conversão, além de mais possibilidades de contrato simultâneos.
Vamos criar conteúdos originais e criativos?
Depois de ter mergulhado no universo das redes sociais e ter selecionado seus influenciadores, comece a planejar estratégias de campanhas. Pense em datas comemorativas, períodos sazonais, novas coleções, produtos específicos, cupons de desconto e crie hashtags para construir uma identidade com seu público.
Aposte em diferentes formatos de conteúdos, crie uma periodicidade para suas postagens, apresente e indique os perfis para sua comunidade de seguidores. Se quiser, você também pode convidá-los para visitar seu espaço e aproveitar para fazer sessões de fotos ou vídeos para postar posteriormente.
Como estratégia digital, os influenciadores digitais regionais são uma ótima opção para pequenas e grandes marcas pois garantem proximidade com o público, fortalecimento da identidade do produto e aumento de seguidores de forma orgânica. Nós recomendamos!