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Saber conviver com seus concorrentes é um dos pilares para o sucesso do seu negócio. Para entender como lidar com essa competição e se diferenciar da concorrência, se destacando no mercado, confira as dicas que o Grupo Livy preparou para você, lojista!
1 - Conheça seu mercado e seus concorrentes
Acompanhar as mudanças do seu nicho é fundamental para saber quais estratégias adotar em seu negócio. Estude como o público pensa, onde encontrar os melhores fornecedores e as oscilações do mercado.
Também busque conhecer profundamente sua concorrência, procurando quais os diferenciais que atraem clientes, de que forma eles atuam e até as ações que podem não dar certo com o público.
2 - Conheça seu público e saiba fidelizá-lo
Um cliente fiel e satisfeito dificilmente irá procurar um concorrente para atendê-lo. Por isso, certifique-se de sempre oferecer o melhor atendimento para o seu público, desde o primeiro contato até o pós-vendas. Faça seus consumidores se sentirem ouvidos e valorizados.
Além disso, é importante utilizar as estratégias corretas para atingir seus clientes. Mesmo que você e sua concorrência vendam os mesmos produtos, o perfil de seus clientes pode não ser o mesmo. Estratégias focadas e eficazes aproximam o negócio do público e fazem seu comércio se destacar em meio aos outros.
3 - Não entre na guerra de preços
Baixar o preço pelo qual você vende seus produtos por causa de um concorrente é um erro comum e prejudicial. Sempre haverá alguém disposto a vender por alguns reais mais barato. Porém, essa prática prejudica a margem de lucro dos lojistas e acaba afetando a estrutura financeira do comércio. O cliente não deve procurar seu negócio apenas por oferecer preço baixo, mas sim por oferecer alto valor agregado aos produtos.
4 - Evidencie seus diferenciais
Sua comunicação, a identidade da sua marca, as estratégias de venda do seu negócio… esses fatores trazem singularidade a sua loja e a valorizam. Os clientes devem ter motivos para procurar o seu estabelecimento e não a concorrência. Portanto, saiba exaltar e evidenciar as qualidades presentes em seu negócio, além de buscar constantemente novas ações para destacá-lo.
5 - Concorrência saudável
A reputação da sua empresa é muito importante e deve ser preservada. Portanto, seja sempre honesto e ético, tanto com os concorrentes quanto com os clientes. Exerça uma concorrência legal e saudável, afinal todos estão buscando o mesmo objetivo: o sucesso da sua loja. Esse é o melhor caminho para construir um negócio sólido e duradouro.
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