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A realização de lives de vendas vem sendo uma estratégia utilizada pelos lojistas para atrair mais clientes e vender mais para os seus seguidores. Confira o que é necessário para fazer uma live de sucesso e aumentar suas vendas pelo Instagram!
Como iniciar a live?
Você precisa de um smartphone e uma conexão estável com a internet. No aplicativo do Instagram, acesse a tela de gravação de stories e encontre, na barra inferior, a opção “Ao vivo” ou “Live”. Clique no botão central para iniciar a live e pronto, você já está ao vivo!
Dicas para ter sucesso nas transmissões:
1 - Divulgue amplamente a live
Anuncie a data, o horário e o tema da live através de todos os canais de comunicação da marca. Certifique-se de que o máximo de pessoas saiba dessas informações e envie lembretes em alguns períodos anteriores à transmissão, por exemplo em 1 dia, em 12 horas e em 30 minutos antes. Mas cuidado para não ser insistente e perturbar seus clientes, ok?
2 - Faça um roteiro do que será mostrado e falado
Não precisa ser nada artificial com cada palavra planejada, mas tenha um guia em mãos para lembrar do que deve ser abordado durante a transmissão. Listar a ordem de peças que serão ofertadas, por exemplo, facilita a logística interna do movimento de produtos. Além disso, é legal ter mais pessoas da equipe presentes para ajudar na live, garantindo um fluxo de vendas organizado.
3 - Responda as principais dúvidas dos seus clientes
A live é um dos meios mais pessoais de se comunicar com seus consumidores pela internet. Ela ajuda a dar uma cara para a marca, afinal seus clientes te vêem ao vivo e a cores pela tela. Por isso, aproveite para humanizar sua loja e falar com os espectadores de forma direta. Responda as dúvidas mais recorrentes e leia as novas perguntas que serão enviadas por eles, garantindo que se sintam ouvidos durante toda a live. Deixar alguém da equipe responsável por ler as mensagens enviadas pelos clientes pode ser de grande ajuda para o andamento da transmissão.
4 - Organize o cenário
Uma imagem fala mais que mil palavras certo? Por isso, atente-se à mensagem que está sendo transmitida pela live sobre a sua loja. Um cenário bagunçado, com roupas jogadas ou em uma simples parede branca de fundo passam a sensação de desleixo para quem assiste. Por outro lado, um fundo cheio de estampas, plantas e objetos de decoração tira a atenção do que realmente importa: as roupas. Assim, opte por um ponto com boa iluminação e sem ruídos sonoros. A decoração vai de acordo com o assunto e os gostos da audiência, de forma equilibrada.
5 - Garanta a qualidade da transmissão
Sempre teste a imagem e o som do seu dispositivo antes de iniciar a live. Nada atrapalha mais o sucesso de uma transmissão do que falhas no vídeo e no áudio. Os espectadores acabam saindo e a imagem da sua loja pode ficar prejudicada. Dessa forma, escolha o lugar da live baseado também na sua conexão com a internet, para evitar maiores transtornos.
6 - Realize sorteios e premiações
É importante dar motivos para que os clientes não abandonem a live pela metade, por falta de interesse ou por já terem visto as peças que queriam. Para isso, você pode realizar sorteios e premiações ao final da transmissão, comunicando desde o começo que ela vai acontecer, para que os espectadores acompanhem até o final e fiquem mais engajados a interagir.
7 - Tenha modelos para mostrar as peças
É difícil comprar peças de roupa que você não tem noção de como vestem no corpo. Para facilitar a exposição dos produtos, é interessante ter modelos durante a live vestindo as peças que estão sendo vendidas e mostrando a vestibilidade do look no corpo. Essa forma de apresentação das peças tende a aumentar a confiança do cliente em comprá-la, sabendo que a chance de vestir é bem maior.
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