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Publicado em Dicas para lojistas

Vou abrir uma loja infantil, e agora? Dicas para quem quer inaugurar uma loja no segmento

26 de janeiro de 2023

Banner Vou abrir uma loja infantil, e agora? Dicas para quem quer inaugurar uma loja no segmento

Abrir um negócio do zero não é fácil. O medo de perder o investimento financeiro e a falta de experiência são obstáculos a enfrentar na hora de empreender. Se esse é o seu caso, temos uma boa notícia: mesmo que você não tenha nenhuma experiência com loja de roupas, ou conhecimento aprofundado em moda, esse continua sendo um segmento bastante atrativo para empreender. 

Prova disso é a pesquisa realizada pelo Sebrae SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que apontou 89% dos empreendedores entrevistados sem formação em moda, por exemplo. Além disso, muitos vêm de outros setores ou de outras experiências profissionais que não estão relacionadas ao segmento (38%).

Mas claro, quanto mais informações você acessar, mais seguro irá se sentir. Por isso, preparamos um passo a passo de como montar uma loja infantil de sucesso, para te orientar nessa nova empreitada. 


Defina seu público-alvo

Essa parte se refere ao tipo de consumidor específico que a sua empresa pretende atender. São pessoas com perfis e necessidades semelhantes que têm suas vontades atendidas e problemas solucionados com os produtos e/ou serviços que a sua marca oferece.

Como estamos falando de uma loja de roupas para crianças,  você pode até imaginar que o seu público-alvo já esteja definido.

Mas, dentro desse universo há muito que pode ser explorado e, para que seu comércio dê certo, é preciso definir qual caminho quer seguir para direcionar seus esforços.

Outro fato importante é que, por conta da faixa etária que seu negócio irá atender, a sua comunicação deverá ser direcionada às pessoas com poder de decisão sobre a compra do seu produto (no caso de lojas infantis, geralmente, essas pessoas serão os familiares da criança). 


Decida que tipos de roupas serão vendidas

Com o seu público alvo decidido, é o momento de definir o que vender. Com essa definição você também já pode fazer um levantamento de possíveis fornecedores.

A pesquisa do Sebrae, citada anteriormente, apontou que 98% dos empresários desse segmento trabalham com fornecedores. Somente 2% fabricam suas próprias peças.

É de extrema importância a escolha de seus fornecedores, visto que essa parceria impacta diretamente no custo final dos seus produtos. Ou seja, para entregar um bom preço ao consumidor, que também lhe proporcione uma margem de lucro vantajosa, é preciso analisar bem os valores praticados pelas empresas abastecedoras.


Escolha um ponto comercial

Ainda que o comércio online esteja crescendo mais a cada dia, as chamadas “vendas no balcão” ainda representam 74% conforme o Sebrae, a maior parte do faturamento de uma loja que atende física e virtualmente.

Mas, um bom ponto comercial é muito importante para uma boa visibilidade e, consequentemente, ter um bom movimento de público, gerando ótimas vendas. Por isso, este passo consiste na escolha do local onde sua loja de roupas infantil será instalada.

Um dos pontos de maior peso para essa decisão é considerar um lugar que seja compatível com seu público-alvo. Ou seja, sua loja precisa estar onde seu consumidor está.

Depois, analise questões como: 

  • espaço;
  • visibilidade;
  • valor do aluguel;
  • facilidade de acesso para os clientes;
  • se há lojas concorrentes próximas.


Estude as lojas de roupas concorrentes

E quem não pode ficar fora de seu planejamento são exatamente os seus concorrentes. Além de considerar a proximidade de lojas similares ao ponto comercial escolhido e quanto sua marca tem capacidade de competir com elas, a análise dos concorrentes pode trazer bons insights para o seu negócio.

Quais são os pontos fortes das outras marcas? E os fracos? O que eles oferecem que sua loja pode oferecer melhor? Quais erros cometem para que você os evitem?

Não há outra forma de conseguir essas respostas a não ser visitar seus concorrentes. Se possível, vale também conversar com clientes, funcionários ou ex-funcionários.


Defina o estilo da sua loja de roupas

Além de oferecer peças de qualidade, e com bom preço, uma loja de roupas infantil precisa ser visualmente atrativa. Por isso, capriche no visual do seu comércio.

Comece definindo o nome da sua empresa. Pense em algo autêntico, fácil de ser pronunciado e de ser lembrado.

Aí vão algumas dicas para você se inspirar em como criar o nome da sua loja:

  • teste os acrônimos;
  • utilize metáforas;
  • considere usar o nome do fundador;
  • destaque o significado de uma palavra.

Mas para completar o visual da sua loja de roupas, você também vai precisar escolher o tipo de decoração, a luz, a disposição das peças, entre outros detalhes.

Aqui, é importante que a infraestrutura seja compatível com a personalidade da marca, mas, principalmente, com o público-alvo, de modo que consiga conquistá-lo logo no primeiro contato.


Monte a sua equipe

Dependendo do tamanho do empreendimento, nem sempre é possível começar com uma equipe de funcionários formada. 
Mas calma! Segundo o Sebrae, 41% dos empreendedores trabalham sozinhos. 

Mas independentemente de ter, ou não, colaboradores neste primeiro momento, é preciso focar na experiência do cliente. Assim, seja com ou sem ajuda, é preciso usar uma linguagem compatível com o seu público e prezar sempre pela qualidade do atendimento. Cursos e treinamentos voltados para atendimento ao cliente podem ser um diferencial para a sua empresa.

 

Legalize o seu negócio

Seja para contratar funcionários, assinar o contrato de aluguel comercial, ou mesmo comprar peças dos fornecedores, será preciso ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Para isso, você precisa abrir empresa. 

Mas ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, a legalização traz inúmeras vantagens para você e para o seu negócio, tais como:

  • transmite mais credibilidade aos clientes;
  • possibilita a emissão de notas fiscais;
  • permite oferecer aos seus clientes diferentes formas de pagamento.

 

Divulgue o seu comércio

A propaganda é a alma do negócio, por isso, uma boa estratégia de divulgação é começar antes mesmo de a loja estar aberta ao público. Isso cria certa expectativa nos possíveis clientes e já ajuda a propagar a sua marca.

Mesmo que não tenha muita verba para fazer o marketing do seu comércio, existem diversas formas de divulgar e ter mais visibilidade a baixo custo, ou mesmo de graça. Inclusive, o Grupo Livy está sempre compartilhando sugestões por aqui.

Por isso, você pode começar criando perfis para sua loja de roupas e fazendo postagens dos seus produtos. Se quiser alavancar o alcance de seus posts, pode optar pelos anúncios pagos das próprias redes. 


Faça um bom planejamento financeiro

Mesmo que o planejamento financeiro seja um dos pontos mais importantes quando se vai abrir um negócio, deixamos este passo por último, pois, de nada adianta ter um orçamento definido se você não souber que direcionamento dar, concorda?

Agora que sua loja de roupas está mais formada na sua mente, é o momento de definir quanto será investido. Por isso, esta etapa consiste em colocar no papel todos os gastos necessários para abrir a sua loja de roupas. 

Assim, considere todos os passos que falamos até então, ou seja:

  • gastos com fornecedores;
  • aluguel do ponto comercial;
  • infraestrutura;
  • salário de funcionários;
  • investimento em marketing;
  • valores mensais com tributos.
  • gastos fixos recorrentes (água, energia, internet, telefone, etc).

Além disso, é importante ter um fundo de reserva, para caso tenha algum imprevisto.

 

Bem, se o seu sonho é ter a sua loja infantil, faça um bom planejamento e siga as nossas dicas acima. E é claro, conte com o Grupo Livy para somar no seu portfólio de marcas dentro desse sonho!

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