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vitrine, vitrinismo, visual merchandising, vender mais, marketing para lojas, dicas para lojistas, moda infantil
Pesquisas indicam que as vitrines são responsáveis por 70% - sim, setenta por cento! - das vendas de uma loja. Um consumidor passa, em média, 30 segundos olhando para a vitrine: tempo suficiente para ativar seu desejo de consumo. Sendo assim, você precisa dessas técnicas para usar sua vitrine como um grande conversor de vendas!
Por ser o primeiro contato indireto com a sua loja, é primordial que a vitrine consiga transmitir o conceito e os valores da marca através da composição das peças. Neste espaço, cada look deve ser cuidadosamente pensado para atrair os olhares do público. Confira esses itens que são os verdadeiros segredos por trás de uma vitrine de sucesso:
O primeiro passo: abra a câmera!
No cinema, existe uma expressão chamada "abrir câmera", que é quando o Diretor de Fotografia, sem nada filmar, equipa sua câmera e começa a olhar o cenário através das lentes que pretendem usar no filme. Aqui, o conceito é o mesmo: vá para a frente de sua vitrine - onde você tenha completa visão - e a observe. Pense como alguém que não conhece sua marca e reflita se existe algo que faça você olhar para a vitrine. Esse exercício te ajuda a abrir a mente e ter ideias de composição.
Planejando antes de escolher as peças
Antes de começar a colocar as peças, lembre-se de que a vitrine, além de ser usada como atrativo, é uma ótima ferramenta para giro de estoque. Reserve espaços para incluir looks que você mais aposta e também os que possuem pouca saída.
O espaço ao redor
Lembre-se: a vitrine precisa mostrar organização e conceito, e não ser usada como catálogo da loja. Não exagere nos looks expostos, procure sempre deixar espaços vazios entre os manequins. Se sentir que ficou muito apertado, desapegue de algum dos visuais montados. O espaçamento é, em si, uma técnica do vitrinismo: ele age como uma ferramenta de visual merchandising, dando um teor mais refinado à sua vitrine.
Coordenação de Cores
Faça a escolha das peças já pensando em como ficará o "todo". Já sabendo o tom de cores que você vai utilizar, lembre-se de ter um ou mais pontos de quebra: isto é, peças que contrastem bem ou muito bem do seu "todo". Caso contrário, um consumidor não muito atento pode passar e não notar sua vitrine.
Nos catálogos das marcas do Grupo Livy (Livy e Time Kids), os produtos já são coordenados pensando na disposição das cores.
A Time Kids, por exemplo, possui uma coleção pensada em famílias com temas que se complementam. Ao fazer a compra da nova coleção, é importante que você analise a coordenação dos produtos para a sua loja.
Luzes!
Em primeiro lugar, a vitrine deve ser bem iluminada. Muito bem iluminada. Preenchido esse requisito, agora é hora de você usar a criatividade e aproveitar as cores na sua luz. Use lâmpadas coloridas ou holofotes com geleias e procure reforçar a identidade da sua loja nas cores. Ou então, transmita uma estética temática: amarelo ou sépia para o verão, por exemplo. Luzes de LED no rodapé e arredores da vitrine tendem a ser sempre bem vistos. Se puder investir em luzes neon abuse delas, principalmente se tiver peças de tons que sejam valorizadas como o neon com branco.
Mantenha a vitrine sempre limpa
A poeira é o seu maior inimigo neste momento. Não apenas deixe a vitrine visualmente limpa, mas preocupe-se com o excesso de pó nos móveis ou bancadas que sustentam os looks - e claro, os looks devem estar sempre limpos também.
Agora que você já sabe de todas essas técnicas, comece já a pensar na próxima composição da sua vitrine. Pode iniciar agora mesmo, ainda que não pretenda mudar logo sua vitrine, pois isso ajuda a criar ideias e a se inspirar!