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comunicação visual, dicas de vendas, adesivos para lojas, kits de trade, CTA para vendas
É fato que uma loja bonita e bem decorada chama clientes. Mas, do que adianta ter movimento e não convertê-lo em vendas? Você sabia que adesivos e ornamentos com CTAs podem alavancar suas vendas em até 40%? Não sabe o que é CTA ou como fazer a comunicação visual da sua loja? Então confira com a gente!
Na semana passada, no artigo sobre investimento na vitrine para aumentar as vendas, vimos que um cliente passa em média 30 segundos olhando para uma vitrine e que este tempo é mais do que suficiente para criar, inconscientemente, desejo de compra no consumidor. Agora, você vai entender a importância da comunicação visual da sua loja, mais especificamente através de adesivação e uso de CTAs para estimular vendas.
Em primeiro lugar: o que é CTA?
CTA - em inglês “Call to Action” - significa “Chamada para Ação”. É um termo para ordens e frases que “mandam” o consumidor executar alguma ação: “Compre agora!”, “Clique aqui”, “Arraste para Cima”. Esses são exemplos de CTAs, usadas tanto no meio digital quanto offline.
Como o CTA me ajuda a vender?
É comprovado por estudos que o Marketing mexe no psicológico do consumidor e converte, por exemplo, um possível curioso em comprador. A lógica é simples: quando você ordena, por meio de um CTA, as chances do consumidor executar a ação são maiores de quando você não ordena nada. Parece bobo, mas o ato de pedir move campanhas mundo afora. É aquela expressão: o “não” você já tem!
O que a técnica do CTA tem a ver com a adesivação da loja?
Entendendo a lógica do CTA, conseguimos aplicar em várias situações. Um exemplo básico: placa de “Proibido Fumar”. Se você não diz que é proibido fumar, ninguém vai saber disso. E muita gente ainda vai fumar mesmo após ler o anúncio! O importante é que você mostrou essa informação e agora ela está na mente do consumidor.
Ao decorar uma vitrine e incluir um adesivo de “Entre e aproveite as promoções da semana”, o cliente agora sabe que há promoções, e ele foi intimado a entrar na loja e aproveitá-las. E é neste ponto que o CTA se difere das placas de aviso: o CTA não só avisa, ele manda você fazer algo, e essa ordem é o que fará você aumentar suas vendas.
Colocando na prática: planejando os CTAs
Agora está na hora de olhar para o espaço interno da sua loja e começar a pensar em lugares estratégicos para colocar esses adesivos ou placas que influenciam o consumidor a tomar a decisão da compra ou até mesmo comprar mais. Primeiro, pense em uma jornada de compra comum de um cliente que não conhece sua loja:
• Por onde ele entra? Para onde vai o olhar ao dar o primeiro passo dentro da loja?
• Depois de entrar, para onde o cliente caminha? Se existe mais de uma possibilidade de direção, qual o caminho mais comum?
• Após escolher as peças, qual é o caminho até o caixa? Pense nas possibilidades desse caminho a partir das seções da sua loja.
• Existe complementos que possam ser oferecidos nesta etapa final da compra (por exemplo: acessórios) ?
• Agora mapeie (mentalmente ou até mesmo no papel) os espaços possíveis de se colocar placas ou adesivos (totens, paredes etc).
Colocando na prática: aplicando CTA nas placas e adesivação
Ao fazer isso, você vai perceber diversas possibilidades de aviso que podem ser colocados. Por exemplo, se o cliente está na seção de calças, você pode ofertar um cinto: “Aproveite e leve um cinto para acompanhar!”.
Outro exemplo é no caso de você ter alguma promoção. Não apenas avise sobre ela, mas “ordene” que o cliente participe: “Esta seção com 20% de desconto. Aproveite hoje mesmo!”. O uso de CTA’s pode, inclusive, ajudar a girar peças de uma seção menos vendida: “Você não vai deixar de ver as camisetas regatas, não é?”.
Você também pode mesclar com textos institucionais ou descontraídos - desde que façam sentido com a proposta da sua loja. Se você busca um clima leve, por exemplo, frases motivacionais podem deixar o consumidor muito mais à vontade.
Agora, basta você deixar a criatividade fluir e imagine essas placas e adesivos dentro da identidade visual e estilo da sua loja - já que provavelmente você irá mandar produzir esses materiais. O lado bom é que são coisas baratas e fáceis para achar fornecedores. Anote todas as ideias que tiver enquanto faz esse exercício de observação de espaços!
O Grupo Livy fornece para seus lojistas diversos materiais para ajudar a melhorar a jornada de compra do cliente: os Kits de Trade, que incluem amarelinhas, régua (de altura) para provador, adesivos decorativos, móbiles e displays, que são entregues sem custo nenhum! Além de serem muito úteis ao cliente, proporcionam descontração e combinam com a identidade visual das coleções Livy e Time Kids. Dessa forma, você deixa os espaços da sua loja mais bonitos e harmônicos, facilitando a comunicação com o consumidor.