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Todos os dias novas estratégias de marketing são criadas buscando acompanhar as mudanças do mercado e as necessidades dos consumidores. Uma das estratégias que mais vem crescendo e que está presente em muitas das maiores redes de varejo do mundo é a do marketing sensorial. Atrelada ao neuromarketing, essa série de ações explora os 5 sentidos humanos (visão, audição, tato, paladar e olfato) para gerar desejo dos clientes e instigar a compra, e vem se mostrando de muito valor para as marcas que decidem explorá-la.
Quer saber como utilizar essas técnicas de marketing para vender mais e atrair mais clientes? Então confira as estratégias que o Grupo Livy preparou para você aplicar no seu estabelecimento!
Visão
Os olhos são a janela da alma, portanto, o primeiro fator que atinge os consumidores geralmente é o impacto visual. Para se destacar em meio às outras, é interessante adotar algumas estratégias que façam sua loja não passar despercebida pelos clientes. Montar uma vitrine bem decorada e que represente a identidade do seu estabelecimento, por exemplo, chama muito a atenção de quem passa por ele, e instiga a entrar para ver as peças. Organizar um mix correto de produtos e posicioná-los corretamente nas gôndolas também influencia diretamente na experiência do consumidor em seu comércio. Outro fator que pode direcionar o destino do cliente na loja é a iluminação, que pode imprimir mais ou menos importância para um setor da loja, dependendo do posicionamento.
Audição
A música age sobre o cliente a ponto de fazê-lo se sentir acolhido ou excluído de determinado ambiente. Por isso, saber usar desse artifício para estabelecer um som ambiente que faça seu consumidor sentir vontade de entrar em sua loja e comprar, pode trazer ótimos resultados nas vendas. Mas atente-se a dois pontos: (1) ninguém se sente satisfeito em um ambiente simplesmente barulhento, saiba selecionar músicas de qualidade e (2) o seu consumidor precisa se identificar com a música, pois provavelmente será difícil atrair um público infantil com músicas destinadas ao público adulto, por exemplo.
Tato
A sensação produzida ao sentir a textura de um objeto traz credibilidade à qualidade do mesmo. Portanto, é interessante deixar que seu cliente manuseie seus produtos, fazendo-os sentir o toque do tecido, o peso do material, a sensação na pele… tudo isso influencia na percepção geral do consumidor sobre os seus produtos e estimula a compra. Além disso, outro fator que pode ter influência na experiência de compra dos clientes é o conforto. Assentos aconchegantes, provadores espaçosos, temperatura ambiente agradável, tudo deve ser pensado para que o cliente se sinta o mais confortável possível em seu comércio.
Paladar
Apesar de parecer o sentido mais difícil de se estimular não sendo do ramo alimentício, existem algumas pequenas ações que podem ajudar a manter o cliente na sua loja por mais tempo. Por exemplo, servir um cafézinho com bolachas ajuda a manter o consumidor entretido com seus produtos. Além disso, ele pode se sentir acolhido pelo tratamento recebido.
Olfato
Determinados aromas despertam lembranças e sensações particulares para seus consumidores. O principal é manter sua loja sempre limpa e cheirosa, porém, você pode ir além e apostar em dispensers de aromatizantes que reflitam a identidade da sua marca. Por exemplo, se você vende roupas de bebê, é interessante utilizar aromas que remetem a essa fase da infância, como as essências do talco e dos produtos usados em nenéns. Esse tipo de estímulo ajuda a ambientar os consumidores, trazendo uma identidade ao seu estabelecimento.
Cada uma dessas estratégias ajuda a dar credibilidade ao seu negócio e estimula a compra e a permanência dos clientes na sua loja. Aposte nelas a fim de impressionar seus consumidores e garantir cada vez mais vendas.
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