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Mensurar os resultados das estratégias da sua loja é de extrema importância para entender o desempenho do seu negócio. Entre os indicadores dessa performance está o ticket médio de vendas. Saiba mais sobre esse fator e confira as dicas de como aumentar o ticket médio da sua loja!
O que é o ticket médio?
O ticket médio ou TM é uma métrica que fornece detalhes sobre o valor médio das vendas por cliente, ou seja, quanto cada cliente compra a cada visita à loja. Ele ajuda a analisar o desempenho de negócios, as vendas e a descoberta de tendências.
Qual a importância de conhecer o ticket médio do seu negócio?
Essa métrica oferece um panorama geral sobre o cenário financeiro do seu negócio. Através dela, é possível mensurar, por exemplo, se é possível cobrir os gastos mantendo uma boa margem de lucros no fim do mês. Além disso, a análise do TM revela informações importantes para a saúde financeira da loja, como deficiências no processo de vendas que devem ser ajustadas ou estratégias que precisam ser revistas.
Como calcular o ticket médio do meu negócio?
1 - Considere um período de tempo, pode ser um dia, uma semana ou um mês;
2 - Verifique quantos clientes foram atendidos e o valor registrado em vendas;
3 - Divida o valor das vendas pelo número de clientes. Esse resultado é o ticket médio de vendas da sua loja.
Dicas para aumentar o ticket médio da sua loja!
Aumente a variedade de produtos
Quanto mais produtos relacionados o cliente conseguir encontrar na sua loja, menos ele procurará em outros estabelecimentos. Por exemplo, se você vende roupas infantis femininas e sabe que as meninas costumam usar acessórios para o cabelo, é interessante oferecer alguns laços e presilhas, afinal a chance de elas se interessarem pelos itens é grande. Essas peças complementares ajudam a agregar o valor no final da compra.
Ofereça produtos complementares como estratégia promocional
As ações que agregam produtos relacionados por menor valor costumam encher os olhos do consumidor e podem fazer com que o cliente ache vantajosa a compra de mais itens. Veja alguns exemplos:
- Compre 1 conjunto e leve o segundo por 40% off;
- Na compra de um vestido, leve uma faixa de cabelo por metade do preço;
- Compre 3 calças e leve 1 camiseta.
- Você pode promover a venda de produtos incluindo-os em kits, que podem ou não incluir descontos em relação aos preços originais de cada peça. Atente-se para sempre agregar itens que trarão benefícios para a compra do consumidor;
Consequentemente, você estará aumentando o valor da compra, ou seja, o ticket médio, enquanto oferece uma vantagem ao seu cliente.
Ofereça vale-presentes e um cartão próprio da sua loja
A venda de vale-presentes atrai os clientes que querem presentear alguém, mas não sabem qual produto escolher. Além disso, a pessoa presenteada pode aumentar a média de vendas do estabelecimento ao ir trocar o vale adquirindo um produto de valor maior que o adicionado ao presente.
No caso dos cartões próprios da loja, além de aumentar o ticket médio de vendas, essa estratégia também ajuda na fidelização de clientes, afinal você estará oferecendo descontos e facilidade de crédito, o que aumenta as vantagens de voltar a comprar em seu estabelecimento.
Mantenha um bom relacionamento com os clientes
As estratégias de fidelização de clientes podem ser de grande ajuda para aumentar o ticket médio de vendas da loja. Um consumidor que já confia e gosta do estabelecimento volta com frequência a comprar nesse lugar.
Clique aqui para conferir dicas de pós-vendas e fidelização de clientes.
Ofereça uma boa experiência de compra
A forma como o consumidor se sente ao visitar a sua loja influencia diretamente no valor final de compra. Por isso, é muito importante que o cliente vivencie uma experiência de qualidade no seu estabelecimento, que traga conforto e desperte o desejo de voltar a comprar. Clique aqui para conferir dicas de como melhorar a experiência do cliente na sua loja.
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