Tags /
dicas, estratégia, moda, crianças, vendas, venda online, redes sociais, aplicativos, conteúdo digital
Os pagamentos e transferências bancárias chegaram ao Whatsapp, e prometem cooperar com as vendas online dos lojistas. Quer saber como esse recurso pode te ajudar a aumentar suas vendas? Então confira as dicas que o Grupo Livy separou para você!
O que é?
O Whatsapp Pay, novo serviço do aplicativo de conversas mais popular do mundo, foi criado para possibilitar pagamentos e transferências bancárias diretamente nos chats. O recurso deve competir com o Pix, serviço de transferências instantâneas do Banco Central, e promete se tornar popular entre os MEIs, reduzindo o uso de maquininhas de cartão e, consequentemente, o pagamento de taxas.
Como funciona?
Com o serviço, é possível transferir ou receber dinheiro de seus contatos sem pagar taxas, através de um cartão de débito ou pré-pago das bandeiras e bancos habilitados. Ainda não é permitido o uso de cartões de crédito.
Para começar a usar, o usuário deve cadastrar seu cartão e escolher o contato para o qual deseja enviar o dinheiro. Então ele deve clicar no ícone “+” (iPhone) ou “clipe de papel” (Android) e selecionar a opção “Pagamento” para indicar o valor da transação.
Após enviada a transferência, você pode acompanhar o status da mesma, que passa pelo processamento do sistema e pelo aceite do destinatário.
No momento, as transferências podem ser feitas apenas entre pessoas físicas, pois as transações entre CNPJs ainda passam por aprovação do Banco Central.
Foram estabelecidos limites de valores enviados por pagamento: envio de até mil reais por vez e recebimento de até 20 transações por dia, com limite de 5 mil reais recebidos por mês. Os bancos participantes podem reduzir esses limites para seus usuários, conforme seus interesses.
Quais bancos e cartões adotaram esse recurso?
Até o momento, o serviço está disponível para os usuários do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com cartões de débito ou pré-pago das bandeiras Visa e Mastercard.
Como usar o Whatsapp Pay para o meu negócio?
Como já foi dito, por enquanto não é possível realizar as transferências entre CPF e CNPJ, ou entre dois CNPJs, mas as transações comerciais já estão nos planos futuros da plataforma. Enquanto esse recurso não entra no cenário, você pode aproveitar o serviço de pagamentos para resolver pequenas pendências do seu negócio, como contas de menor valor e/ou menores demandas dos consumidores.
O pagamento através do aplicativo WhatsApp pode ser uma ótima opção para os lojistas de moda infantil que têm o atendimento especializado em prova de roupas a domicílio, vendas em grupos de Whatsapp, vendas online, etc. Acompanhe as atualizações em relação a esse serviço para saber quando as contas do seu comércio podem fazer parte dessas transações.
Gostou das dicas? Acompanhe a @livy.oficial no Instagram e no Facebook e fique ligado nas próximas postagens do blog com mais informações úteis para você, lojista!