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Publicado em Dicas para lojistas, Dicas de Vendas, Dicas de Gestão

Como não perder clientes? Saiba quais erros não cometer

09 de junho de 2021

Banner Como não perder clientes? Saiba quais erros não cometer

É comum muitos lojistas se sentirem perdidos e desanimados ao se depararem com a perda de clientes. Porém, seguir da mesma forma não deve ser uma opção. Realizar uma auto-análise do funcionamento do seu negócio pode ser fundamental para o encontro de erros e para a busca pela resolução dos mesmos, a fim de evitar novas reduções no seu volume de público. Por isso, o Grupo Livy selecionou alguns erros que não devem ser cometidos no seu estabelecimento para te ajudar a não perder mais clientes. Confira!

 

1 - Não conhecer seu produto 

Um dos pilares para a venda de qualquer produto ou serviço é a transmissão de confiança do atendente sobre o que ele está vendendo. Ao não saber responder determinadas dúvidas sobre a mercadoria, ele pode acabar inventando informações, ou deixando as respostas muito vagas, a ponto de não auxiliar o consumidor e desvalorizar o produto. Diante disso, é indispensável que haja um reconhecimento dos produtos oferecidos, além de tudo que envolve a negociação e que pode auxiliar na hora da venda.  

 

2 - Não investir na qualificação da sua equipe de vendas

O mercado muda todos os dias, os clientes têm novas necessidades, e é essencial que sua equipe saiba como lidar com as diversas demandas que podem surgir em meio aos atendimentos. Para isso, é importante que seus vendedores recebam treinamentos constantemente para deixarem de lado as estratégias ineficientes e ultrapassadas e apostarem no que realmente trará resultados. 

 

3 -  Subestimar potenciais clientes

Os pré-julgamentos podem acabar te fazendo perder vendas. Não mude sua forma de atendimento baseado em qualquer suposição feita em relação ao cliente, pois qualquer pessoa que entra na sua loja é um potencial consumidor. Além de um bom atendimento formar a boa reputação do seu negócio para esse consumidor, ele também constrói a imagem da sua loja para outras pessoas, afinal quem é bem atendido geralmente recomenda para mais pessoas.

 

4 - Invadir o espaço do cliente

Tome cuidado para a simpatia no atendimento não beirar o exagero. Mesmo que a intenção seja se mostrar amigável para o cliente, algumas atitudes podem fazê-lo se sentir desconfortável, desestimulando a compra. Chamar o consumidor por apelidos carinhosos e adentrar assuntos muito pessoais com o mesmo, além de soar como falsidade, incomoda os clientes mais reservados. Portanto, opte sempre por adotar uma abordagem menos invasiva e neutra, sem deixar de lado a cordialidade e a simpatia. 

 

5 - Não atender às solicitações dos clientes com rapidez 

Seu cliente precisa se sentir ouvido. Reclamações ou solicitações não resolvidas com rapidez transmitem falta de comprometimento e de interesse com seu público. Portanto, treine sua equipe para sempre ouvir seus clientes com paciência e atenção, buscando sempre a solução mais prática e funcional para ser apresentada ao consumidor. 

 

6 - Enganar o cliente 

Mesmo que pareça tentador exagerar sobre as qualidades do produto, ou prometer mundos e fundos para impressionar seus clientes, quando você não pode cumprir o que promete, acaba colocando a reputação da sua loja em risco. Os consumidores querem honestidade e, a partir do momento que eles percebem que não receberam o que foi combinado, eles se sentem enganados. Isso pode se tornar um grande problema, pois, além da perda de clientes, seu estabelecimento pode esbarrar com os direitos do consumidor. 

 

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