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Com a chegada de um novo ano, as expectativas para o varejo são de novas oportunidades! E para expandir vendas, nada melhor que aproveitar as principais datas sazonais do comércio. Para isso, a construção de um planejamento com antecedência será o seu maior aliado.
Seja digital ou manual, a organização para o sucesso nas vendas é importante. Utilize ferramentas como Trello, calendários virtuais, planilhas, planners etc., para anotar cada detalhes das campanhas que você tem em mente.
Atenção: você não pode esquecer que as redes sociais não podem ficar de fora nesse processo. Elas são essenciais na gestão do seu comércio e na comunicação e relacionamento com os seus clientes.
Pensando em ampliar suas oportunidades, trouxemos um guia com as principais datas sazonais, a partir de fevereiro de 2022, para te ajudar no planejamento. Confira abaixo e prepare-se para alcançar o sucesso!
Fevereiro costuma ser o mês de troca de vitrine para a próxima estação e volta às aulas. Estude a possibilidade de colocar em promoção os produtos que não conseguiu vender no período anterior. Mesmo que seus clientes não estejam em busca desses itens, podem acabar se interessando pelas peças e preços.
Use chamadas como “queima de estoque” ou ainda “saldão” para destacar a sua loja. Se o seu ponto de vendas trabalhar com algum produto que possa ser utilizado no período de volta às aulas (roupas, papelaria, acessórios), destaque isso também.
Além disso, 2022 vai contar com o Carnaval em fevereiro. Se for interessante para o seu negócio, invista em decorações deste tema, ou ainda, separe peças do seu segmento que sejam utilizáveis para o feriado.
A data tem ganhado relevância no varejo. É um momento especial de valorizar aqueles que apoiam o seu negócio. Invista em descontos exclusivos, combos e promoções que podem garantir a fidelização.
Além disso, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para criar promoções específicas caso faça sentido para o seu público.
Em 2022, a Páscoa será celebrada no dia 17 de abril. A data é uma oportunidade para os varejistas investirem em promoções e marketing. Nesse período, as crianças são um dos maiores focos. Pense no público mirim! Invista em decorações na sua loja e em produtos temáticos e/ou personalizados.
Ficando apenas atrás da Black Friday e do Natal, a data será celebrada em 8 de maio de 2022. É responsável por mover os mais diversos segmentos varejistas, tendo um aumento de vendas de quase 70% no último ano.
Assim como o Dia das Mães, o apelo emocional em torno do Dia dos Pais é presente. É válido investir na data fazendo uma pesquisa baseada em anos anteriores. Dessa forma, você conseguirá abastecer seu estoque da forma certa.
Sempre invista em publicidade de acordo com o propósito da sua marca.
Pense de maneira criativa, divertida e entre no clima de brincadeiras. Essa é uma data que não mexe apenas com os pais, mas com todo o resto da família.
Pense em estratégias de organização, publicidade, decoração e estoque que sejam capazes de chamar o foco das crianças para os seus produtos. E vale lembrar: nem só de brinquedo vivem os pequenos! Por isso, se o seu negócio for vestuário, é hora de pensar em como tornar o seu produto o desejo da criançada.
Essa é uma época perfeita para pensar em vendas casadas, kits, brindes entre outros.
É importante ter relação com as marcas parceiras da sua loja e criar ações para comemorar essa data. Parcerias com influencers locais também podem trazer retorno positivo para a divulgação da ação.
Spoiler: O Grupo Livy já está desenvolvendo uma ação especial de Dia das Crianças! Acompanhe o Lançamento da Coleção PV 23 e saiba mais.
O evento surgiu nos Estados Unidos, mas virou o queridinho dos brasileiros! É responsável por movimentar o comércio anualmente e promover boas campanhas e ofertas.
Para o público, esse é o momento ideal para realizar seus sonhos de consumo. Por isso, planeje bem a Black Friday — pense bem no seu estoque, em suas ofertas, formas de envio, anúncios nas redes sociais e garanta assim a fidelização dos seus clientes.
A cereja do bolo para o comércio, sem dúvida nenhuma, é o Natal. As dicas de estratégias para a Black Friday são mais importantes ainda nessa data, e devem acompanhar o mercado. O início de dezembro é o tempo ideal para você iniciar suas ações de comunicação e explorar o seu comércio.
Tenha organização, acompanhe suas vendas, estabeleça suas metas e faça boas campanhas. A organização é a chave para o sucesso do seu ponto de vendas e da sua marca! Esperamos que esse conteúdo auxilie na sua jornada para 2022.
Boas vendas! 😊