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Sim, mais um ano passou e estamos (quase) em novembro! É nesse mês que acontece um dos grandes eventos mundiais e que engajam as vendas em todo o globo e, principalmente, as compras online: a Black Friday!
Então, vem com a gente, porque vamos falar um pouco sobre a famosa Black Friday e como ela pode ajudar você a criar mais conversões e melhorar a experiência de vendas para o seu negócio.
A Black Friday é um evento que inicia a temporada de compras para o Natal. Ela teve seu início nos Estados Unidos, na quarta semana do mês de novembro, um dia após as comemorações de Ações de Graça. Desde então, esse evento passou a ser conhecido em todo o mundo e explorado por grandes marcas e lojas virtuais.
Nesse ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro de 2022.
Para você ter uma ideia, a Black Friday é uma das datas mais importantes para o setor varejista. Ela representa ótimas oportunidades de compra para os clientes e muitas vendas para os lojistas. Em 2019, por exemplo, o faturamento da data foi de R$3,2 bilhões, o que representou 20 vezes mais vendas do que o resto do ano. A Black Friday de 2021 teve faturamento total de R$ 5,419 bilhões.
Tudo bem que estamos falando de um evento mundial, mas será que por aqui a Black Friday dá certo? A gente vai mostrar que sim, e você deve ficar de olho nas suas estratégias e criar as melhores ofertas para essa data.
A primeira Black Friday aconteceu no Brasil em 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Em 2013, bateu seu recorde, faturando R$770 milhões em comércio online.
De acordo com uma pesquisa de intenção de compra para esse ano, é esperada a participação de 77% das pessoas entrevistadas. Vale ressaltar que, para essa edição, o esperado é que mais da metade das pessoas pesquisem antecipadamente e se preparem para realizar a compra. O mesmo não aconteceu no ano passado, durante a pandemia, quando os itens de desejo foram os mais vendidos.
Por essas razões, é importante que você comece a pensar em algumas estratégias para a sua empresa. Mas não se preocupe, a gente vai deixar algumas dicas para você aproveitar essa data.
Parece besteira, mas algumas empresas criam ofertas para a data, mas se esquecem de verificar algumas questões básicas. A principal delas é a identidade e comunicação. Por isso, aproveite a Black Friday para dar uma enfeitada na fachada e no seu ponto de venda.
Crie placas e chamadas que identifiquem a data e destaque as ofertas da loja. Quanto mais elas saltarem aos olhos de seus clientes, melhores serão as oportunidades de venda e lembranças da sua marca.
Muito importante, para lojistas que trabalham com redes sociais, é a de deixar bem à mostra todas as ofertas e promoções para a Black Friday. Quanto maior a visibilidade e comunicação, melhor será a atratividade para quem visita o seu perfil.
Crie chamadas arrojadas e explore os formatos de stories e até mesmo vídeos, fazendo reviews de produtos e mostrando detalhes de cada peça.
Sim, isso é extremamente importante! Você precisa ter um estoque, acessível e com números exatos, no caso de aproveitar a Black Friday. Os seus clientes já pesquisaram suas intenções de compra. Cabe agora, a você, entregar o que eles querem e com todos os pedidos no prazo.
E por falar em prazos e pedidos, aqui vai uma regrinha de ouro. Treine toda a equipe para ter o mesmo discurso e comunicação durante as vendas, mas especialmente para que estejam preparados para o pós-vendas.
É possível também que, como toda compra, possam haver pedidos de devolução e trocas. Portanto é interessante adiantar esses discursos e deixar a sua equipe preparada para situações como essa. A experiência do seu cliente nunca termina, mesmo que ele já tenha recebido o pedido. Fique atento a isso!
Aqui vai a nossa dica mais importante: crie oportunidades verdadeiras. A sua oferta pode não ser única, mas ela tem que ser verdadeira.
Nas primeiras edições da Black Friday, no Brasil, algumas marcas deram aquele jeitinho brasileiro e maquiaram os preços de seus produtos para que pudessem parecer menores durante a data. Isso gerou uma experiência muito negativa entre os participantes. E é claro que você não quer isso.
Pense em estratégias para a entrega à domicílio grátis ou a de cupons de desconto para todos os produtos. Descontos progressivos também podem ser bem interessantes na compra de 2 ou mais produtos.
Aproveite o WhatsApp e crie listas de transmissão para a divulgação das suas ofertas. É através dele que você também poderá tirar as principais dúvidas dos seus contatos e criar novas oportunidades de vendas futuras.
Explore o envio de mensagens personalizadas e com imagens atrativas dos produtos e as ofertas que você irá trabalhar na loja física ou online.
Inclusive, a gente até já deu umas dicas muito bacanas sobre como vender mais por meio do WhatsApp e redes sociais. Dá uma olhadinha no nosso e-book, clicando aqui. Também listamos 5 dicas para vender mais no WhatsApp, acesse aqui.
Aproveite e explore todas essas oportunidades e, especialmente, divulgue tudo nas redes sociais. Use elas a seu favor. Isso tudo é a garantia de que seus clientes possam procurar por você e que participarão da Black Friday.
Você pode aproveitar a data para preparar ações comerciais, promoções e publicidade para todo mês de novembro. Trabalhe com descontos semanais, convide o seu cliente para o grande dia, e não perca a chance de aumentar as vendas ao longo de todo o mês.
Agora que você já tem dicas, é hora de pôr em prática. Acompanhe mais dicas e conteúdos em nossas redes sociais: @livy.oficial e @timekids.oficial.