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moda infantil, marketing, liquidação. promoção, como fazer liquidação, lucro
Em primeiro lugar, planejar é o mais importante. Quando se trata de fazer uma liquidação de sucesso, não basta apenas dizer aquela velha frase “o gerente enlouqueceu”. A necessidade de vender um produto rapidamente não pode comprometer o seu negócio. Por isso, a Livy preparou 5 dicas para você não errar:
Começamos com um exemplo de vendas. Sua loja vende um produto com 16,66% de margem de lucro. Se esse produto custa para a sua empresa R$ 100, significa que ele está sendo vendido a R$ 120. A conta é simples:
Preço de venda: R$ 120
Preço de custo: R$ 100
Lucro: R$ 20
Margem: 16,66%
Como fazer uma liquidação a partir disso?
Sabendo a margem de lucro praticada, cabe a você decidir qual margem será praticada para dar um desconto. Mas atenção: procure definir um percentual que seja realmente atrativo, mas que não coloque em risco o pagamento das suas despesas para o próximo mês.
Essa é a peça-chave da liquidação. Por isso, é preciso garantir o seu estoque antes de pensar em como fazer a liquidação.
Assim, você saberá se deve providenciar um novo pedido de compras junto a fornecedores ou se o caso é de aumentar a oferta para comercializar o máximo de mercadorias que for possível, diminuindo o que seria um excesso de produtos.
Com planejamento, você elimina o risco de ficar com mercadoria encalhada em estoque, bem como vender mais do que tem disponível.
Você também pode pensar na estratégia porque alguns produtos não estão encontrando ou saindo com o deveriam. A liquidação pode ser a melhor forma de liberar seu estoque e preservar a lucratividade, ainda que seja mínima.
Portanto, se há produtos que precisam ser oferecidos, é neles que você investirá sua estratégia.
A prioridade devem ser os produtos que, de alguma forma, sejam mais procurados em razão de sazonalidades. É o caso, por exemplo, das roupas de inverno que nas estações quentes acabam por ser vendidas a preços mais baixos.
Liquidações em geral sempre atraem mais pessoas do que a média para uma loja. Por isso, sua equipe de vendas deverá estar pronta para dar conta do fluxo de clientes maior.
Você pode trabalhar com um projeto de vendas para agilizar o atendimento sem prejuízo na qualidade e mantendo a educação, a cortesia e a simpatia. Lembre que atender bem é oferecer a melhor experiência para o cliente e isso deve prevalecer até mesmo no meio do agito de uma promoção.
Como fazer uma liquidação de sucesso hoje em dia sem utilizar a internet? O problema é que muita empresa ainda está fora da rede, desperdiçando uma ótima oportunidade de se relacionar com os clientes e, principalmente, de vender. O cliente, afinal, não tem como saber que sua loja está com promoções se você não divulgar.
E, nos tempos atuais, a melhor forma de fazer uma “panfletagem” não é mais com encartes e folhetos, embora ainda sejam iniciativas válidas para algumas lojas físicas.
Não fique esperando que o cliente passe por determinado ponto da cidade para anunciar que os preços estão mais baixos do que o normal. Além das mídias convencionais, como a tradicional placa de promoção, você pode investir em campanhas em redes sociais, como Facebook e Instagram.
Uma liquidação de sucesso, garante não só o giro de estoque, como também pode incrementar os lucros de uma forma que não aconteceria se trabalhasse com as margens de lucro usuais.
Igualmente desafiador é equilibrar a capacidade de atendimento com a demanda gerada, maior do que a de costume. Nesse caso, se necessário, vale até recrutar mais vendedores e pessoal de apoio para que a liquidação seja o sucesso esperado.
Gostou? Entre em contato e garanta a coleção de Inverno da Livy e Time Kids em sua loja! 😉 Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais para mais dicas e novidades: @livy.oficial e @timekids.oficial! ❤️